Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado na extremidade de um tradicional correr de casas tipicamente paulistano, o projeto toma partido da região de topografia acidentada na capital paulista para transformar a estrutura principal de um sobrado de esquina existente em um pequeno prédio comercial. A proposta procura relacionar-se com a tradicional tipologia de ‘loja e sobreloja’.
Ao derrubarem-se todas as paredes internas do pavimento térreo e escavar parte da sala, criou-se um espaço amplo neste pavimento para uso como loja ou área de escritório. Nos fundos do lote, com acesso pela rua lateral, parte da construção existente foi demolida para criação de 2 vagas para automóveis.
No pavimento superior, além das paredes internas, suprimiu-se também a laje de cobertura, que foi substituída por cobertura em telhas metálicas termoacústicas, instaladas sobre estrutura metálica. Esta nova estrutura marca a principal intervenção no volume original do prédio, conferindo personalidade à arquitetura e diferenciando-a das construções do entorno.
Tendo sido planejado para locação, o Gabinete 857 permite uso bastante variado de suas instalações. Os acabamentos de piso e paredes internas serão definidos posteriormente entre o locatário e os proprietários – os próprios arquitetos. Da mesma maneira, a estrutura metálica foi pensada para receber instalação de mezanino com piso de madeira, que também terá seu desenho e dimensões determinados conforme necessidades do ocupante, podendo ser este um escritório, estúdio de fotografia, agência de publicidade, loja ou restaurante.